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Os grandes municípios no Brasil e no mundo tem um problema: ter informações e ferramentas para gerir com eficiência a manutenção da qualidade das vias púbicas por onde os veículos transitam.

A qualidade superficial dos pavimentos das vias é um dos pontos sensíveis para a população, pois afeta a conservação dos veículos, a segurança dos motoristas, o conforto dos passageiros e o gasto de combustível e a consequente emissão de poluentes.

Sem informações rápidas e confiáveis sobre a qualidade das vias, o gestor público não tem condições de definir as prioridades de manutenção viária e de acompanhar o histórico e a evolução da qualidade do pavimento das vias da cidade.

Porém os métodos existentes de levantamento dessas informações são caros e demorados e não recorrentes. Não havia até então um modo rápido, barato e automático de mapear continuamente a qualidade dos pavimentos das vias, tanto em termos de rugosidade do pavimento quanto de incidência de defeitos.

Foi então que os professores pesquisadores Prof. Dr. Flávio Leal Maranhão (Engenheiro Civil e professor na Universidade de São Paulo) e Prof. Dr. Angelo Sebastião Zanini (Engenheiro Eletrônico e professor no Instituto Mauá de Tecnologia) propuseram um sistema inédito para levantamento da qualidade da rugosidade dos pavimentos das vias .

A Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia – FDTE apoiou o projeto dos pesquisadores e firmou contrato para prestar esse serviço especializado de alto conteúdo científico e tecnológico.

O sistema proposto e construído é baseado cientificamente nas informações das vibrações dos veículos ao transitar pelas vias da cidade.

Com detectores de vibrações distribuídos em taxis e ubers associados a um sistema com tecnologia de BigData e BI foi possível criar um sistema integrado de captura, processamento e apresentação dessas informações na forma de dashboards e mapas, com as vias classificadas em cores segundo critérios de qualidade de pavimentos.

Os pesquisadores Flávio e Angelo convidaram o Prof. Ms. Nuncio Perrella para liderar os projetos de hardwares e também vários engenheiros, seus ex-alunos expoentes, para compor uma equipe multidisciplinar altamente qualificada. A equipe também conta com um aluno mestrando na USP, consultores e terceiros.

O resultado é a disponibilização de um serviço contínuo e descentralizado de mensuração da qualidade da rugosidade superficial das vias da cidade para auxiliar na gestão pública quanto às prioridades de recapeamento e para acompanhar a qualidade dos reparos nas vias, dos recapeamentos e nas intervenções das empresas de água, esgoto, gás, TV a cabo, eletricidade etc...